sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O currículo e o processo de integração de tecnologias


 Os currículos de nossas escolas têm sido propostos para atender a todos os alunos que as frequentam. Não se planeja um currículo para cada aluno, mas sim para muitas turmas de alunos numa hierarquia de séries ou ciclos, por idades. Toda a organização do ensino é feita para os 30 ou 40 alunos de uma classe, e esperamos que eles dêem uma única resposta certa. Na situação atual, a sala é vazia de objetos da natureza, da cultura e o ambiente é pobre de informações e de oportunidades para exploração e práticas. Desta forma, os computadores com todos os seus atrativos podem aportar ambientes virtuais, para situações de simulação, pois se não é possível trazer toda a vida para a escola, é possível enriquecer o seu espaço com objetos digitais. Dando acesso ao que está distante e invisível. Quando se formam redes de conexões novos espaços são criados. Sendo assim, espero que a era digital entre logo e permaneça no currículo de todas as escolas públicas do Brasil.

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