Existe uma luz que nos guia a sempre caminhar e brilha sempre mais enquanto for alimentada por nossos sonhos.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Projeto: Horta na Escola
ALUNOS DO 1º E 2º PERÍODOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVOS: CRIAR UMA HORTA E CUIDAR DELA; OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DE UM SER VIVO; VALORIZAR O MEIO AMBIENTE.
TEMPO ESTIMADO: DEPENDE DO QUE SERÁ PLANTADO.
MATERIAL NECESSÁRIO: TERRA, CASCAS DE FRUTAS E LEGUMES, MUDAS OU SEMENTES, IMAGENS E PESQUISAS DO QUE SERÁ PLANTADO, FITA ADESIVA E PÁLITOS DE CHURRASCO.
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA: PERGUNTE QUEM CONHECE UMA HORTA. PARA QUE SERVE? CONTE QUE OS VEGETAIS SÃO SERES VIVOS. POR ISSO, PRECISAM DE CUIDADOS COMO SOL E ÁGUA.
2ª ETAPA: MONTAR UMA PESQUISA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM FOTOS E EXPLICAÇÕES SOBRE A PLANTA MOSTRADA. DEPOIS, LEVAR OS ALUNOS PARA O REFEITÓRIO, MOSTRAR ALGUNS VEGETAIS. ALERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DE LAVAR BEM AS MÃOS ANTES DE TOCAR NA COMIDA.
3ª ETAPA: FAZER UMA PLACA COM O NOME DA CRIANÇA, A DATA E UMA FOTO DA PLANTA DE QUE ELA VAI CUIDAR. PROTEJER O PAPEL COM PLÁSTICO PARA NÃO MOLHÁ-LO QUANDO A HORTA FOR REGADA. DEPOIS COLE AS FICHAS EM PALITOS DE CHURRASCO E ENTREGUE-AS À TURMA. NUM CANTO ENSOLARADO, PROPONHA ÀS CRIANÇAS QUE REVOLVAM A TERRA COM PAZINHAS. CADA UMA DEVE FAZER UM PEQUENO BURACO, TRANSPLANTAR SUA MUDA OU SEMENTE, APERTAR A TERRA EM VOLTA E MOLHÁ-LA. FOTOGRAFE PARA QUE TODOS COMPAREM ESSA ETAPA COM AS OUTRAS.
4ª ETAPA: A HORTA PRECISA DE CUIDADOS DIÁRIOS: ÁGUA (FORA DOS HORÁRIOS DE SOL A PINO) E OBSERVAÇÃO PARA DETECTAR PRAGAS. O QUE ACONTECE SE AS PLANTAS NÃO RECEBEREM ÁGUA OU LUZ SUFICIENTES? USE DUAS PLANTAS EXTRAS: UMA FICARÁ SEM SER REGADA. A OUTRA, COBERTA POR UMA CAIXA. ESTIMULE AS CRIANÇAS A ENTENDER POR QUE VÃO MURCHAR.
5ª ETAPA: AVALIAR O CRESCIMENTO DAS PLANTAS.
6ª ETAPA: HORA DA COLHEITA. NA COZINHA, AS CRIANÇAS PODEM LAVAR AS PLANTAS.
PRODUTO FINAL: HORTA
AVALIAÇÃO: COMPARE OBSERVAÇÕES, DÚVIDAS E COMENTÁRIOS AO LONGO DO PROCESSO. OBSERVE COMO CADA CRIANÇA SE RELACIONOU COM SUA PLANTA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário