Atividade 4.5 – Projeto Pedagógico
Seres Vivos e Não-vivos
Alunos do 2º e 3º Ano
Objetivos: Identificar e diferenciar os seres vivos e não-vivos; Conhecer a importância dos seres não-vivos para a nossa sobrevivência.
Desenvolvimento
1º Etapa: Verificar o conhecimento prévio dos alunos, ou seja, o que eles já sabem sobre o tema abordado.
2º Etapa: Pesquisa sobre o tema. Levar os alunos para o laboratório de informática para que pesquisem e vejam vídeos sobre o assunto, anotando o que acharem interessante.
3º Etapa: Fazer um debate direcionado, em sala, com o intuito de sanar as dúvidas que os alunos ainda tenham sobre o assunto.
4º Etapa: Exibir a aula: Seres Vivos e Não-vivos no Paer point.
5º Etapa: Entregar um resumo da matéria dada.
Seres vivos e seres não-vivo
Tudo o que existe na natureza chamamos de seres, que são as coisas que a compõe.Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os homens, os animais e as plantas
Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.
Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros.
Veja o quanto é interessante, os seres vivos precisam dos seres não vivos: a água não tem vida, porém quem mora na água possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas. Do mesmo modo, a terra não possui vida, mas as plantas necessitam dela e da água para nascer e viver. O ar também não possui vida, mas homens e animais precisam dele para sobreviver, bem como da água e da terra.
6º Etapa: Avaliação
Dividir os alunos em grupo e pedir que façam um cartaz com o tema, seres vivos e não-vivos para ser exposto na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário